"Seguir em frente é mais do que pegar a estrada e ir.
É dar as costas às situações e pessoas que tentarão te prender
através da culpa, do remorso, ou do medo.
Seguir adiante não comunga com nenhuma destas palavras."
Alguns amigos, quando leram isso, me perguntaram se tinha a ver com o final de um relacionamento. De certa forma, sim. Mas, não com o final de um relacionamento amoroso. Foi o final de uma parceria comercial. Pedi demissão e meu chefe tentou, de todas as formas, me convencer a não ir. Aumentou o meu salário, me ofereceu bônus, falou de crise, de instabilidade financeira, de ter uma família e não poder mais me arriscar tanto, com a idade em que estava. Enfim, sei que essas palavras querem dizer dizer bem mais do que isso. Mas, existem coisas que às vezes nascem de fatos banais. Acreditem, na época foi uma escolha importante e decisiva. Hoje, me parece banal!
Eu sei o quanto escolhas como essas podem ser difíceis e dolorosas. Principalmente porque envolvem transformação, em todos os sentidos. A decisão de seguir em frente, quando surge o impulso inexplicável de se ir, tem a ver com o "ter que seguir", porque não se pode carregar o que não mais existe. Então, é impossível ficar. Isso se aplica a situações, a pessoas e a escolhas. Há momentos, em nossa vida, em que estamos confortáveis, mas infelizes, insatisfeitos. Nestes momentos, seja em um emprego estável, em um relacionamento amoroso, em nossa família, junto aos nossos pais, que às vezes colocam diversas expectativas em nossos ombros, seja em relação ao grupo de amigos; enfim, seja na situação que for, às vezes é muito difícil dizer sim a você e um sonoro não às ilusões, em forma de lembranças, que prendem mais do que correntes.
Mas, é assim que deve ser. Seguir em frente é isso! É ignorar os gritos daqueles que te culpam pela própria infelicidade; porque apostaram todas as fichas em você. Perdoe, a elas e a si mesmo, por não saberem que nossas escolhas não envolvem o que simplesmente aconteceu. E “armadilhas” também acontecem, mesmo que para nos ensinar. Então, saia delas e siga! O resto, se conserta. Esse você só tem uma vida, uma chance! Então, vá!