A vida é um corredor, com três portas. Uma nos leva ao passado, onde entramos em uma grande e confortável biblioteca, com calor, frescor e diversas estantes repletas de livros dos mais diversos tipos, tamanhos e cores; com lições sobre os mais diversos assuntos. Alguns destes livros costumam ficar esquecidos, nos cantos desta sala, e só aparecem quando estamos fuçando, distraidamente, nestas estantes, ou quando resolvemos conscientemente organizar estes livros, limpando-os e tirando a poeira acumulada. Justamente, por ser agradável, devemos cuidar para não ficar muito tempo na segurança desta biblioteca. Sempre que saímos, recebemos alguns créditos (em forma de méritos). Quanto mais tempo demoramos nesta biblioteca, menos méritos nós recebemos.A segunda porta nos conduz a um teatro chamado presente, com plateia, camarote, um imenso palco, com diversos cenários, que são trocados constantemente, de acordo com a cena. Sempre que adentramos neste teatro, temos condições de ficar em qualquer uma destas posições. Depende apenas dos livros que lemos, na biblioteca do passado, e dos méritos adquiridos.
A terceira porta leva a um lago, chamado futuro. Nele podemos beber uma água especial, que nos refresca, lava as nossas feridas, reflete nossos rostos e nos mostra, como cenário de fundo, o céu. Podemos nos banhar, diariamente, neste lago. Mas, é perigoso mergulhar nele. Pois, em seu fundo, existe um imenso polvo, chamado certeza, com vários tentáculos, pronto para nos agarrar, e nos sufocar, até esgotar todas as nossas forças.
Em cada uma destas três portas, há uma placa. Na placa da primeira porta, que conduz à biblioteca, está escrito Herança. Na placa da segunda porta está escrito Coragem; e, na terceira, Fé!
Nenhum comentário:
Postar um comentário